Dicas para evitar erros comuns na declaração do Imposto de Renda

Imagem representando dinheiro brasileiro, calculadora e laptop exibindo gráfico de barras em uma mesa de madeira, relacionados à declaração do Imposto de Renda.

A declaração do Imposto de Renda é uma verdadeira dor de cabeça para muitos brasileiros. Entre as dúvidas que surgem, alguns erros são bastante comuns e podem levar o contribuinte a cair na temida malha fina da Receita Federal. Assim, é fundamental estar atendo aos detalhes e possuir informações corretas para evitar prejuízos. A seguir, preparamos algumas dicas para lhe auxiliar nesse processo.

I. Verificação de todas as fontes de renda

A falta ou erro na declaração de todas as fontes de renda é um dos fatores mais comuns que levam as pessoas à malha fina. Por vezes, o contribuinte pensa apenas no salário que recebe, mas se esquece de que existem outras formas de rendimento que também devem ser informadas à Receita Federal, como aluguéis e rendimentos de aplicações financeiras. Você tem clareza de todas as entradas de dinheiro que teve no último ano?

1.1. Identificação das fontes de renda

É primordial que você esteja ciente de todas as suas entradas de dinheiro. Trabalhos freelancers, vendas de bens, aluguéis de imóveis, são alguns exemplos de rendimentos que devem ser informados. Muitas vezes, pela falta de hábito ou por achar que o valor é irrisório, o contribuinte se esquece de declarar essas fontes de renda, criando complicações futuras com a Receita Federal.

1.2. Não se esqueça dos rendimentos bancários

Já parou para pensar nos rendimentos que suas aplicações financeiras lhe proporcionaram ao longo do último ano? Muitos esquecem desta fonte de renda na hora de fazer a declaração. Mesmo que pequenos, quando não declarados, podem gerar problemas com a Receita Federal.

II. Declare todas as despesas dedutíveis

No outro lado da balança, temos as despesas que são dedutíveis. Estas podem surtir efeito tanto no valor a ser pago de imposto, como na restituição a receber. Contudo, muitos contribuintes se esquecem ou simplesmente desconhecem o que pode ser deduzido. Você sabe quais são essas despesas?

2.1. Despesas com educação

Não é todo mundo que sabe, mas despesas com educação, como mensalidades escolares, universitárias ou de cursos de especialização, podem ser deduzidas durante a declaração do imposto de renda. Por isso, é importante guardar todos os comprovantes e informar corretamente na declaração. Já pensou em quanto você pode economizar com isso?

2.2. Despesas médicas

Despesas médicas são outra categoria dedutível. Porém, muitas pessoas deixam de informá-las por falta de organização ou desconhecimento. Consultas, exames e procedimentos médicos, por exemplo, podem ser abatidos do imposto a pagar. Portanto, lembre-se de guardar todas as notas fiscais e recibos.

III. Declare seus dependentes de forma correta

A declaração de dependentes costuma trazer benefícios na hora de pagar o imposto de renda. Mas aqui também mora o perigo: muitos erros surgem no momento de declarar quem de fato é dependente do contribuinte. Você conhece as regras?

3.1. Quem pode ser dependente

Filhos, netos, bisnetos, pais, avós, bisavós. Todos estes podem ser considerados como dependentes na sua declaração de Imposto de Renda. Mas existem algumas condições para isso e é bom conhecer todas. Imagine declarar um dependente de maneira incorreta e ter problemas por isso.

3.2. Como declarar dependente corretamente

Uma vez que você tenha identificado quem são seus dependentes, é preciso saber como declará-los. Nome completo, data de nascimento, CPF, entre outras informações, são indispensáveis. A falta de atenção neste ponto pode lhe causar sérios problemas e desgastes com a Receita Federal.

IV. Atualize o valor dos seus bens

A declaração do valor dos seus bens é outro ponto que exige atenção. Os bens devem ser declarados, mas há dúvidas sobre o valor que deve ser informado: é o de aquisição ou o valor de mercado atual? Você sabe como proceder?

4.1. Declare o valor de aquisição

Imóveis, veículos, parte de empresas, entre outros bens, devem ser declarados com o valor de aquisição. Embora muitos pensem que o valor a ser informado deva ser o atual, o correto é informar o valor que foi pago à época da compra. Esse é um erro comum que pode ser facilmente evitado.

4.2. Atualização de valor dos bens

Quando se faz reformas em imóveis, por exemplo, é possível fazer a atualização do valor do bem em sua declaração. Isto é, o valor gasto com a reforma pode ser adicionado ao valor de compra do imóvel. Assim, o valor total do bem será atualizado sem que você tenha problemas com a Receita Federal. Você sabia disso?

V. Não deixe para a última hora

Profissionais de todas as áreas são unânimes em afirmar: deixar para a última hora gera estresse, trabalho em excesso e a chance de cometer erros é bem maior. Não seria diferente com a declaração do imposto de renda, certo? Portanto, não deixe para a última hora!

5.1. Evite a correria

Elaborar a declaração do imposto de renda demanda tempo, atenção e conhecimento. Deixe um tempo reservado para isso, fazendo um pouco a cada dia. Dessa maneira, você consegue fazer tudo com calma, minimizando os erros e, consequentemente, as chances de cair na malha fina.

5.2. Conte com ajuda profissional

Caso você tenha dificuldades em fazer a declaração do Imposto de Renda ou tenha muitas dúvidas, a melhor opção seria contar com ajuda profissional. Um contador poderá lhe orientar e evitar que você cometa erros que possam lhe gerar problemas futuros com a Receita Federal.

Ficou evidente que precisamos estar atentos a uma série de detalhes para evitar eventos desagradáveis durante a declaração do imposto de renda, não é mesmo? A boa notícia é que você tem a AGSCONT Contabilidade Digital para auxiliar nessa tarefa complexa. Nossos especialistas estão prontos para ajudar em cada etapa do processo, conhecem a fundo as particularidades da legislação fiscal e são especialistas na transformação da gestão financeira e contábil da sua empresa. Uma empresa de contabilidade digital como a AGSCONT é a chave para você ter tranquilidade durante este período de imposto de renda, pagando o mínimo possível de impostos e garantindo a prosperidade da sua empresa.

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